08/06/2011 , às 17h04

 Entre os dias 13 e 16 de junho, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) submeterá a consulta pública o Plano de Ação para Combate e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DANT). Neste período, representantes de entidades médicas, do governo, de universidades e ONGs que trabalham com saúde pública estarão reunidos em Brasília, para analisar a proposta elaborada pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT/SVS).

O Plano de Ação que resultará deste seminário será apresentado no Encontro de Alto Nível sobre Doenças Não Transmissíveis, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2011. As estatísticas despertaram o interesse da ONU para o tema: as DANT são hoje a principal causa de mortes no mundo, correspondendo a 63% dos óbitos no ano de 2008.

O Plano abordará três eixos temáticos: vigilância em saúde, promoção da saúde e assistência no enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O dia 13 será destinado às discussões de estratégias da vigilância em saúde. No dia 14 serão abordadas ações relacionadas à promoção da saúde e nos dias 15 e 16 será discutida a assistência à saúde.

As DANT que mais matam hoje são as relacionadas com os problemas cardiovasculares e respiratórios, os cânceres e a diabetes, responsáveis por 36,1 milhões de óbitos, segundo o relatório da Situação Global de Doenças Não Transmissíveis. Destas mortes, 9 milhões foram prematuras, ou seja, antes dos 60 anos. E cerca de 8 milhões das mortes prematuras ocorreram em países de baixa e média rendas.

Muitas das mortes podem ser evitadas com políticas públicas específicas de combate aos principais fatores de desenvolvimento dessas enfermidades. Entre as medidas para combater as DANT estão o controle mais severo do tabaco, a redução do consumo abusivo do álcool e a promoção de atividades físicas junto com uma alimentação mais saudável.

Serviço:

Seminário “Plano de Ação para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil

De 13 a 16 de junho

Nobile Lakeside Convention & Resort Brasília

SHTN Trecho 1