Ação de saúde acontece nesta quinta-feira, 28, na praça da Bandeira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará, nesta quinta-feira, 28, na praça da Bandeira, uma ação de saúde com o teste para a Hepatite B e C, distribuição de folders e repasse de informações acerca das hepatites virais. A ação faz parte da estratégia do Ministério da Saúde (MS) no combate as hepatites virais no país.

Uma equipe, composta por dez profissionais da saúde, estará atendendo a população com idade acima de 12 anos. O atendimento ocorrerá das 8h às 13h. Haverá também distribuição de preservativos.

A ação conta com apoio de instituições, como o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Segundo a Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais,Divisão de Epidemiologia do Estado do Amapá, vinculada a Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS) do Amapá, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no país e no mundo. No Brasil, há grande variação regional na prevalência de cada hepatite. De acordo com o inquérito do MS, a região Norte apresenta uma das mais altas taxas de prevalência de hepatite A.

Mobilização

A campanha, realizada nesta quinta-feira, 28, em todo o país, marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. “A campanha desta quinta-feira serve para alertar as pessoas quanto aos riscos de contrair hepatites virais. A saúde preventiva ainda é o melhor caminho para se evitar doenças como hepatite B e C.

 

Edy Wilson Silva / Sesa
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

FONTE: http://www.amapa.gov.br